Notas apimentadas #14

TORNEIRA FECHADA
Uma das queixas dos gestores públicos estaduais e municipais diz respeito ao contingenciamento dos recursos do Orçamento pela presidente Dilma Rousseff (PT). De janeiro a abril deste ano não foi liberado absolutamente nada para os estados e, assim, governadores e prefeitos tiveram de apertar o cinto.

DESCONTINGENCIANDO
Há a previsão de que até maio o governo federal comece a descontingenciar o Orçamento e a liberar recursos para estados e municípios. Dessa forma, a crise ora estabelecida em muitas das unidades federadas tenderá a ser amenizada.

PRESTAÇÃO DE CONTAS
O não repasse de recursos pelo governo seria, segundo o vereador Paulo Linhares (PP), líder do prefeito Iradilson Sampaio (PSB) na Câmara Municipal, um dos motivos geradores das dificuldades porque passa a Prefeitura de Boa Vista. Ele disse ainda que a crise financeira no Município estava se agigantando e, por isso, foi preciso convidar os secretários para que eles mostrassem o que estavam fazendo para contê-la.

PEDINDO SOCORRO
Os vereadores de Boa Vista devem fazer gestão junto à bancada federal de Roraima em Brasília para que ajudem o Município a sair da bancarrota financeira em que se encontra. Os parlamentares da capital vão pedir para que os representantes do Estado em Brasília “mexam os pauzinhos” para conseguir a liberação de recursos.

PRATAS DA CASA
Deve dar entrada na Câmara Municipal de Boa Vista, por esses dias, um projeto de lei que visa estabelecer a destinação de um percentual entre 50% a 75% das funções gratificadas para que sejam ocupadas, exclusivamente, por servidores efetivos. Essa é uma cobrança antiga do Sitram, entidade que congrega os servidores municipais.

SERVIDORES POR ÚLTIMO
Ao falar da situação financeira do Município de Boa Vista na Câmara de Vereadores, durante a audiência pública de terça-feira (19), o secretário de Finanças Getúlio Cruz disse que os compromissos da Prefeitura “estão sendo pagos quase em dia”. Mas os servidores tem recebido com atraso.

CINCO MINUTOS DE FAMA
O deputado Chico Guerra (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, viveu momentos de tietagem no dia de ontem. Durante a abertura do projeto de integração do Poder Legislativo com a família dos servidores da Casa, muitas crianças saíram gritando: “eu conheci Chico Guerra, eu conheci Chico Guerra! O tucano se mostrou satisfeito.

DIREITOS DA JUNVENTUDE
Com o objetivo de debater a elaboração de políticas públicas para a juventude, em seus aspectos éticos, morais, técnicos, científicos e os relativos aos direitos e garantias fundamentais, será instalada no dia 27, quarta-feira, a Frente Parlamentar em Defesa da Juventude da Câmara dos Deputados.

COMPOSIÇÃO
A Comissão terá sua mesa composta pelos deputados Domingos Neto (PSB-CE), Alexandre Leite (DEM-SP), Bruna Furlan (PSDB-SP), Gabriel Guimarães (PT-MG), Hugo Motta (PMDB-PB), Jhonatan de Jesus (PRB-RR), Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) e Ronaldo Fonseca (PR-DF), como vice-presidentes.

ÍNDIOS MODERNOS
Do índio Olívio Jukupê, presidente da Associação Guarani Nhe’ ê’ Porã, de São Paulo, à Revista IMPRENSA de abril sobre o olhar da mídia sobre os indígenas: “A sociedade tem um preconceito muito grande com o índio, isso é até resultado de um trabalho mau feito [da mídia]. Porque a sociedade vê no índio, o primitivo, como dizia Rosseau, o ‘bom selvagem’. O índio é gente como todo mundo, comete erros. Eu tenho celular, Facebook, Orkut, tenho livros escritos e publicados”

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.

Tecnologia do Blogger.