Neudo Campos é condenado a mais 16 anos de prisão


Neudo Campos foi condenado a mais 16 anos de prisao por ser considerado o mentor do esquema dos gafanhotos
O ex-governador Neudo Ribeiro Campos (PP) foi condenado a 16 anos de prisão pela Justiça Federal de Roraima, no final desta tarde de sexta-feira (8), por ser considerado o mentor do "escândalo dos gafanhotos", esquema criminoso pelo qual foram desviados mais de 200 milhões de reais dos cofres do estado.

A condenação foi proferida pelo juiz federal Helder Girão Barreto, que considerou procedente a ação movida pelo Ministério Público Fedral (MPF). Neudo Campos já havia sido condenado, também por Girão Barreto, a outra pena de 16 anos de prisão em regime fechado no início do ano. Nos dois casos cabe recurso.

O ex-governdor já havia solicitado da Justiça Federal a suspeição do juiz Helder Girão Barreto sob a alegação de que o considera seu inimigo. De acordo com as alegaçoes de Neudo Campos, o juiz não tem a isenção necessária para julgar processos que o tem como réu.

De acordo com a senteça proferida por Helder Girão Barreto, baseada na acusação do MPF, Neudo Campos é acusado de crime de peculato, formação de quadrilha e bando, todos estes crimes tipificados nos artigos 69, 71, 288 e 312 do Código Penal Brasileiro (CPB).

O ESQUEMA

A quadrilha que comnadava o chamado "caso gafanhotos" foi desbaratada no ano de 2003. O esquema consistia na cooptação de pessoas simples para atuarem como funcionários fantasmas.

Elas assinavam uma procuração dando amplos poderes para secretários, deputados, assessores parlamentares e outros integrantes do governo de então receberem o salário em seu lugar. Em troca recebiam uma pequena parcela do valor sacado. A maior parte do dinheiro ficava com os operadores da organização.

Segundo a acusação do Ministério Público Federal, o ex-governdor Neudo Campos agiu como mentor de todo o esquema. Daí as sucessivas condenações.

Um comentário:

  1. oq akonteceu com ele nda.... infelismente .....

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.

Tecnologia do Blogger.