728x90 AdSpace

Breaking

[recent][ticker2]
segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Óbitos envolvendo motociclistas aumentou 64% em uma década

Este assunto diz respeito diretamente a Roraima, dado os alarmantes índices de acidentes de moto registrados diariamente aqui no estado. Apesar de todas as campanhas de sensibilização, os motociclistas e motoristas continuam desrespeitando as normas de trânsito e pondo em risco a sua segurança e das demais pessoas.

Confira a matéria reproduzida do site da Confederação Nacional dos Municípios:


Um levantamento do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) mostra em 10 anos – de 2000 a 2010 – a quantidade de óbitos envolvendo motociclistas aumentou 64%. De acordo com os dados durante o período, a frota deste tipo de transporto cresceu 315,8%.

Certamente, Roraima é um dos estados que engrossam as estatísticas
dos óbitos ocasionados por acidente de moto - Foto: reprodução/Web
Por mais que os números de mortes sejam assustadores, de acordo com o estudo, pior ainda foi o crescimento dos casos de invalidez permanente. Um aumento de 274% durante a década.

Medidas que visam a promover segurança aos motociclistas, também mudar ou amenizar esta realidade, foram publicadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). E partir desta quinta-feira, 4 de agosto, as normas previstas na Resolução 356 entraram em vigor. O texto estabelece os requisitos mínimos de segurança para mototáxi e motofrete (motoboy), e o condutor terá prazo de 365 dias para se adequar às exigências.

As motocicletas usadas para fins profissionais e os condutores deveram providenciar: a antena aparadora de linha com cerol, para proteger braço, pescoço e tórax do motociclista; e o mata-cachorro – proteção para as pernas – que protege em caso de uma queda ou de acidente.

O texto da resolução proíbe ao motofrete transportar combustíveis, produtos inflamáveis ou tóxicos, com exceção de gás de cozinha e de galões de água mineral, desde que com o auxilio de sidecar, que é um dispositivo anexado à moto, especial para este tipo de transporte.

No ano passado, as mortes de motoqueiro aumentaram 11% em São Paulo. Foram 478. Mais de uma por dia, só na capital paulista. Então, é melhor mesmo usar todo tipo de proteção que for possível. E tomar muito cuidado.
Óbitos envolvendo motociclistas aumentou 64% em uma década Reviewed by Luiz Valério on agosto 08, 2011 Rating: 5 Este assunto diz respeito diretamente a Roraima, dado os alarmantes índices de acidentes de moto registrados diariamente aqui no estado. Ape...

Reações:

[violência][carousel1]

Nenhum comentário:

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.