Rui Falcão descarta possibilidade de reabertura do processo de homologação da Raposa Serra do Sol

Rui Falcão, presidente ncional do PT, disse que a homologação da Raposa Serra do Sol é fato consumado e que não será revista - Imagem: site pessoal de Rui Falcão
 O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputado estadual por São Paulo, Rui Falcão, participa de encontro com os petistas roraimenses no hotel Aipana Plaza, em Boa Vista. Assuntos como estratégias para as próximas eleições municipais estão na pauta de discussão.

Aproveitei a ocasião para entrevistar Rui Falcão no programa #MissãoReporter, que apresento todos os sábados, junto com o jornalista Joel Terra, na FM 107,9 (Rádio Monte Roraima). Procuramos saber do presidente do PT se há a possibilidade de revisão da homologação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, como querem os integrantes da classe produtiva de Roraima, liderada pelo deputado federal Paulo Cesar Quartiero (DEM).

Rui Falcão descartou a possibilidade de que a questão posa vir a ser revista pelo governo petista. Disse que não tem a menor chance de isso a acontecer. Questionado sobre os projetos do governo federal para Roraima, diante da reclamação da classe produtiva da demarcação de tantas reservas de conservação e de terras indígenas, o presidente nacional do PT disse que não cabe ao governo federal cultivar o lavrado roraimense.

Falcão citou o exemplo do Maranhão, onde há o cultivo de soja em grande escala por empresas privadas. O problema é que os produtores de soja e arroz de Roraima reclamam exatamente do que dizem ser a interferência do governo federal para minar a capacidade produtiva do Estado. Esse é o discurso dos produtores.

ELEIÇÕES 2012

Como eu tenho escrito aqui no blog constantemente, a campanha eleitoral de 2012 está mais do que deflagrada. Tanto assim, que a vinda do presidente nacional do PT a Roraima teve exatamente o objetivo de discutir as estratégias para o pleito municipal do próximo ano.

Ainda que de forma não declarada, o nome da senadora Ângela Portela tem sido cogitado para disputar o Palácio 9 de Julho. Também aproveitei para questionar a senadora Ângela sobre a sua intenção de disputar a eleição para prefeita de Boa Vista. Ela, claro, nem confirmou que seja a candidata do PT, mas também não descartou a possibilidade.

Leia mais sobre:
Eleições 2012: a campanha já acontece de forma silenciosa (ou não)
Eleições municipais 2012: a falta de candidatos num mar de potenciais candidatos
A campanha de 2012 já começou

Mas no meio político e dentro do próprio PT, sabe-se, há a intenção de que Ângela Portela dispute a Prefeitura da Capital. A questão na sigla petista a seguinte: se ela saísse (ou vier a sair) candidata não perderia nada. O primeiro suplente, Pablo Sérgio, também do Partido dos Trabalhadores, assumiria sua vaga no Senado e Ângela Portela entraria na briga com força. Se conseguisse se eleger, o PT teria mais uma capital nas mãos. Se perdesse (tudo na condicional), retomaria seu mandato sem nenhum prejuízo. Quer situação mais cômoda?

Aí, caso a deputada federal Teresa Surita (PMDB) resolva se candidatar, serão duas grandes jogadoras políticas disputando o campeonato municipal Palácio 9 de Julho. E o mais curioso: os partidos de Teresa e Ângela são aliados em nível nacional e rivais em nível estadual e municipal. Quem viver verá o desfecho desse esboço de enredo que faço agora.

Se você quiser conferir todo o conteúdo do blog dividido por categorais, cliquie aqui

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.

Tecnologia do Blogger.