A nova cara do Facebook e as campanhas eleitorais

Por meio do blog Recomendo Agora, mantido por Fernando Augusto, tomei conhecimento sobre as profundas mudanças que o Facebook está preparando para os usuários. Veja uma prévia do que virá na imagem abaixo.

As novidades que nos foram oferecidas até agora não chegam nem a ser um café pequeno em relação ao que vem por aí. O botão de "Assinar" e as outras mudanças cosméticas até agora são apenas o início da grande revolução que a Rede Social (isso mesmo, com maiúsculas) de Mark Zuckerberg está preparando para os seus quase 700 milhões de usuários.

Na verdade, Facebook está preparando uma verdadeira metamorfose em sua aparência. Acredito que as mudanças que estão sendo preparadas pelo Facebook, que ficará com um visual completamente novo e revolucionário, vão abalar o seu principal concorrente: o Google +1.

A nova capa do perfil do usuário vai ficar simplesmente lindona, fazendo lembrar o cabeçalho de uma página pessoal, os nossos queridos blogs.

A foto do usuário ganhará destaque absoluto, o que vai ensejar que todos nós sejamos extremamente cuidadosos da imagem que vamos divulgar para a nossa audiência. Isso serve também, e principalmente, para os candidatos que forem usar a rede social na próxima campanha.

Essa imagem de perfil poderá ser renovada constantemente com os arquivos que você já descarregou no Facebook ou que estão no seu computador. Bastará fazer upload.

Tudo o que você publicar no seu perfil, todas as suas atualizações e ações ficarão arquivadas numa nova linha do tempo, em arquivos de cada mês e de cada ano. Novamente temos aqui uma semelhança com a estrutura dos blogs. Tudo vai ficar mais fácil de ser encontrado por você e pelos outros. Por isso será preciso ainda mais cuidado com o que você vai publicar no Face.

As fotos dos seus contatos e assinantes também vão ficar mais acessíveis a um clique apenas e você ainda vai poder adicionar aplicativos da forma que lhe convier, deixando seu perfil com uma aparência única, bem particular.

Se você for bastante criativo sua página não parecerá com a de ninguém, assim como você é único. As atualizações do seu perfil vão descer um pouco mais em relação ao espaço onde elas ficam postadas agora.

Outra novidade que eu considero legal é o maior controle que nós, usuários teremos das nossas atividades. Bastará um clique para controlarmos tudo. Rápido e Fácil. Para ter acesso ao novo Facebook você precisa ir ao seguinte endereço https://www.facebook.com/about/timeline e clicar em Sign Up para quando o novo layout entrar no ar, o seu perfil seja modificado automaticamente.

TÁ, LUIZ VALÉRIO, E O QUE TUDO ISSO TEM A VER COM AS CAMPANHAS ELEITORAIS?

Eu explico: é que com as mudanças, os perfis dos usuários do Facebook ficarão ainda mais vistosos e atraentes – e bota atraente nisso! – o que poderá ser usado em benefícios dos futuros candidatos a cargos eletivos nas eleições municipais de 2012.

Já pensou você com a sua Fan Page de candidato toda bonita, bem produzida com boas imagens da campanha, um bom conteúdo e um relacionamento correto com os seus eleitores?

Vai ser muito interessante acompanhar que tipos de uso os candidatos vão fazer dessa vitrine de grande potencial que o Facebook. Com assessores de comunicação criativos e uma pessoa responsável exclusivamente pelas redes sociais os candidatos que souberem fazer bom uso do que está para vir por aí vão ficar na dianteira da conquista, se não do voto, pelo menos da simpatia dos eleitores.

O grande mote de quem for usar as mídias e redes sociais na próxima campanha vai ser o uso correto e criativo do novo Facebook, pois ele será, sem dúvida uma grande vitrine para se mostrar e apresentar propostas.

Mas, como eu disse no post As mídias sociais e as eleições 2012 em Roraima, esse uso deve ser feito da forma correta e com muita criatividade, respeitando a dinâmica dessas ferramentas.

Provavelmente voltaremos a falar sobre este assunto num outro post.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.

Tecnologia do Blogger.