Workshop de validação do Mapa da Indústria de Roraima aconteceu hoje em Roraima

A definição de objetivos para a construção do futuro da indústria de Roraima teve a presença maciça de empresários de diferentes segmentos industriais, que juntamente com representantes e técnicos da FIER, SESI, SENAI e IEL, membros de entidades publicas, privadas e sociedade organizada, discutiram desafios, potencialidades e ações necessárias para que esta atividade seja fortalecida.

Ao todo, foram mais de 100 participantes durante o Workshop de validação do Mapa da Indústria 2012-2020, realizado nesta terça-feira (6), no Hotel Aipana Plaza, sob a coordenação da FIER e da consultoria contratada pela CNI.

A abertura foi realizada pelo presidente da FIER empresário Rivaldo Neves, que falou sobre a importância das ações articuladas da federação em prol do desenvolvimento industrial. "A FIER trabalha com ações pensando no presente e no futuro do segmento industrial. Na próxima semana, estaremos realizando a FEIND 2011, que vem para mostrar o que a indústria local tem de bom agora. Hoje, com o workshop, promovemos um momento para pensar e planejar o futuro da Indústria roraimense. Esse é o objetivo do Mapa da Indústria", disse.

Em formato World Café, o workshop propôs aos participantes uma discussão em torno do planejamento estratégico para a validação do Mapa. Eles foram divididos em quatro grupos, debatendo temas como Responsabilidade Social e ambiental, Inovação, Inserção Internacional, Educação, Expansão industrial, Saúde e Tecnologia.

No Mapa da Indústria os objetivos obedecem a uma relação de causa e efeito, sendo mais fácil identificar ações, responsáveis e prazos de execução, priorizando estratégias para que as indústrias alcancem os resultados desejados em sua visão de futuro.

O vice-governador Chico Rodrigues parabenizou a FIER pela iniciativa. "O futuro do de Roraima passa pelos esforços de todos os segmentos. A indústria tem papel fundamental para a construção de um Estado mais competitivo e com menos desigualdades. A elaboração do Mapa é uma das mais importantes iniciativas já desenvolvidas pela FIER, por sua consistência técnica, o caráter participativo e a facilidade de entendimento dos objetivos a serem alcançados", enfatizou.

Ao final do encontro, ficou definida a missão e visão de futuro para a indústria no horizonte 2012-2020. Para alcançá-la, foram trabalhados cerca de 30 objetivos estratégicos que lidam com os temas debatidos durante o workshop. Esses objetivos serão alinhados à visão de futuro e detalhados no próximo workshop, que acontece em outubro.  

O alcance dos resultados projetados no Mapa da Indústria será monitorado por meio da metodologia denominada BSC (Balanced Score Card), em que, para cada objetivo, são desenvolvidos projetos e planos de ação com metas definidas em prazos específicos.

PS - Texto enviado pela Assessoria de Comunicação do Sistema Indústria

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.

Tecnologia do Blogger.