728x90 AdSpace

Breaking

[recent][ticker2]
quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O novo Facebook pode fazer muito por você. Mas faça primeiro a sua parte



A nova interface do Facebook, com a liberação da nova Timeline, onde as fotos e vídeos e demais informações dos usuários foram valorizados, assim como os dados mais importantes destacados por estes, tornou a maior rede social do mundo, com quase um bilhão de usuários em todo o planeta, ainda mais sedutora e perfeita para quem quer se mostrar para um público ávido por interação.

As novidades inseridas pela equipe de programadores e designers da rede social também aumentaram o apelo das mensagens postadas no Facebook e a sua importância como canal de comunicação gratuito e sedutor para políticos que querem se comunicar de forma direta, informal e eficiente com o seu público.

Um exemplo bem claro sobre a nova timeline do Facebook - Imagem: Superdownloads

Um político com uma boa assessoria de comunicação e de imagem saberá tirar proveito das novas possibilidades do Facebook. Com as imagens valorizadas pela rede social criada por Mark Zuckerberg, um vereador, deputado, senador “antenado” poderá ter um mural atraente das suas atividades parlamentares e do seu estilo de ser e atuar. E o melhor: de forma gratuita.

Outra demonstração de como usar boas imagens pessoais no novo Facebook.
As novidades oferecidas pelo Facebook aos seus quase um bilhão de compulsivos usuários podem ser usadas para projetar uma boa imagem de um político que, por exemplo, tenha a pretensão de se colocar à disposição dos eleitores em 2012 para concorrer ao cargo de prefeito. Mas pode ser também uma maneira de começar a dialogar com os jovens internautas para vôos futuros para além do próximo ano.

O QUE E COMO FAZER?

Para começar, escolha a melhor foto, a mais comunicativa que você tiver em seus arquivos para ser a sua “imagem de capa”. É aquela foto grande, destacada que fica em evidência acima do seu perfil.

Mas como eu tenho dito nos meus posts sobre o uso de redes sociais por políticos, é importante que esse uso siga a “cartilha” da rede social que se estiver usando. É preciso saber usar a dinâmica própria de cada ambiente virtual e falar a língua dos usuários, entender a sintaxe da rede e usar da informalidade, mas sempre de forma elegante.

Não adianta vir com discurso oco ou empolado no Facebook. Esta rede é uma rede de relacionamentos e as pessoas querem trocar ideais de forma casual, mas, usando a inteligência, é possível formar uma audiência cativa e sondar os seus amigos de rede sobre ideias e propostas que podem vir a se transformar em projetos futuros.

Lembre-se, no entanto, de que é preciso não falar ou prometer coisas que não se pode cumprir. E mais uma vez eu repito: é preciso dialogar com a sintaxe da rede social. Mostre vídeos informais. Fotos de momentos descontraídos em família, desde que estas sejam fotos verdadeiras, nada de montagens. Nunca se esqueça de que uma boa imagem fala muito. E fala tanto que pode depor contra você.


Eu também falei sobre política e redes sociais nos seguintes posts:
Presidente do PV abre bolsa de apostas sobre nova eleição em Roraima
Todo Político deve ser um blog


Se você já tem um mandato, dialogue com as pessoas sobre suas ideias. Peça sugestões. Discuta pontos e questões importantes para sua cidade, seu estado. Apresente propostas de soluções para os problemas vigentes no lugar onde mora. Mostre que você é um camarada pró-ativo e que quer saber a opinião dos internautas sobre questões importantes. Valorize a inteligência da sua audiência. O Facebook já mostrou em escala mundial que pode ser um importante instrumento de mobilização política.

Outra questão. Não deixe para entrar na rede social quando a campanha começar, pois ficará claro que sua atitude é oportunista e tem a finalidade apenas de tentar usar o Facebook como palanque eletrônico. Se agir assim, você vai afugentar seus amigos ou possíveis admiradores.

Rede social é pra se socializar e não para “demagogizar”. Algo muito importante é você mesmo atualizar seu perfil. Seu assessor de comunicação de imagem deve apenas orientá-lo sobre a melhor forma de fazê-lo. Lembre-se disso.

O próximo post será sobre como fazer bom uso das novas funcionalidades do Twitter para valorizar a sua imagem pública.


O novo Facebook pode fazer muito por você. Mas faça primeiro a sua parte Reviewed by Luiz Valério on dezembro 29, 2011 Rating: 5 A nova interface do Facebook, com a liberação da nova Timeline, onde as fotos e vídeos e demais informações dos usuários foram valorizado...

Reações:

[redes sociais][carousel1]

Nenhum comentário:

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.