ANÁLISE - A candidatura de Neudo é uma bomba, mas não merece ser comemorada

A candidatura de Neudo Campos (PP) ao Governo de Roraima veio com a força de um vendaval num cenário que aparentava estar [quase] definido.

Neudo incorporou esse “quase” – o fator surpresa – e resolveu embaralhar todo o meio de campo. Agora, teremos [os eleitores terão] mais uma opção para votar.

Particularmente eu não considero que a candidatura de Neudo Campos seja uma coisa que se deva comemorar. Os motivos? Deem um recuo na história de Roraima ao ano de 2003 e vocês terão a resposta.

Porém, para os nomes que já estavam postos no tabuleiro de xadrez eleitoral, a pré-candidatura do progressista caiu como uma bomba. Não será nada fácil para o governador Chico Rodrigues provar que ele é, de fato, um novo governo.

Como Chico vai desatrelar a sua imagem da de José de Anchieta – o pior governador que Roraima teve nos últimos 20 anos – andando de braços dados e se deixando fotografar com ele em toda e qualquer solenidade? “Me dizes com quem andas eu te direis quem és”, afirma o velho e batido ditado.

Mas, se não será nada fácil para Chico Rodrigues, será muito menos fácil para Ângela Portela. Neudo poderá arrebanhar o voto dos descontentes com a administração Anchieta/Chico, dos indecisos e ainda os que não querem arriscar entregar o poder ao PT velho de guerra.

A menos que tudo – a candidatura de Neudo - não passe de um arrumadinho para provocar um segundo turno, com um apoiando o outro: Neudo poiando Ângela ou vice versa.

E isso não é improvável. Aliás, a fala de Ângela portela, quando conversou comigo na tarde de hoje, explicitou essa possibilidade. Robert Dagon, pré-candidato ao governo pelo PSOL, também cantou essa pedra em meu programa.

O fato é que o nome de Neudo Campos desperta paixões. E eu considero esse um fenômeno muito curioso. E, esperto que é, ele ainda poderá surgir com o discurso: “Bem que eu avisei que Anchieta faria um péssimo governo. Está aí o desastre”. Ele vai ter toda razão. Apesar que não acredito que Neudo seja o melhor nome para governar Roraima. Porque? A justiça tem a resposta.

Agora, não dá para esconder que as eleições deste serão muito mais cheia de lances curiosos ou emocionantes, como queiram. Eu continuo apostando que será uma eleição muito mais acirrada do que a de 2010.

Os nomes estão lançados. Agora é esperar para ver.

PS - Ah, antes de qualquer coisa, eu também não considero que Anchieta seja um bom nome para representar Roraima no senado.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.

Tecnologia do Blogger.