Seminário promovido pelo TRE vai discutir jornalismo político, imparcialidade na cobertura e papel das midias socias nas eleições 2014


Acabei de ser informado pela Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) – meus coleguinhas de profissão Patrícia Pinheiro e Orib Ziedson – que fui incluído na programação do “Seminário Mídia e Eleições”, que a Corte Eleitoral roraimense realizará no dia 24 de junho, no auditório da Universidade Federal de Roraima (UFRR). O evento acontecerá das 14h às 19h.

No seminário haverá dois painéis, cada um com dois assuntos em exposição. Às 14h30 o secretário judiciário do TRE, Adnad Youssef, ministrará a palestra “Entendendo a Justiça Eleitoral”, no qual falará sobre a história, a estruturação e a atuação do Poder Judiciário no Estado. Também serão abordados os crimes eleitorais, desde a denúncia ao julgamento e o que pode e o que não pode ser feito em ano eleitoral.

Essa exposição terá como debatedoras a jornalista Daniela Albuquerque, apresentadora do Programa Acontece, na Rede TV; e Ana Marques, Assessora de Comunicação do Tribunal de Justiça de Roraima.

Eu fui incluído, como debatedor, na exposição “Abusos dos Meios de Comunicação e Mídias Sociais, que ocorrerá a partir das 15h30, e será feita por José Maria Neto, analista judiciário do TRE. A outra debatedora dessa exposição e a coleguinha Cyneida Correia, jornalista da Folha de Boa Vista.

Nessa palestra será tratado sobre caracterização da propaganda antecipada, principais sanções aos meios de comunicação e imparcialidade proporcional à credibilidade. A defensora pública e juíza eleitoral, Terezinha Muniz, será a presidente da Mesa.

A primeira exposição do segundo painel, previsto para as 16h45, terá como tema “Ética no Jornalismo Político”, onde estarão em tela assuntos como responsabilidade social x interesses político-econômicos e imparcialidade proporcional à credibilidade. “É ético o apoio a candidatos por parte da mídia?” Essa é a pergunta que norteará o debate.

O palestrante será um jornalista do Tribunal Superior Eleitoral, ainda a definir. Os debatedores dessa apresentação serão os jornalistas Carvílio Pires (TV Ativa) e Avery Veríssimo, professor do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Por fim, às 17h45, será debatido no segundo painel o tema “Reflexo da Lei da Ficha Limpa e Atuação do Ministério Público, cujo palestrante será o procurador-chefe da Procuradoria Regional Eleitoral, Igor Miranda.

Nessa exposição estarão em pauta o reflexo da Lei da Ficha Limpa no cenário político local e os principais desafios enfrentados pelo Ministério Público Federal na fiscalização das eleições 2014. Os debatedores serão os jornalistas Jessé Souza, editor-chefe do Jornal Folha de Boa Vista, e Érica Figueredo, repórter da TV Roraima.

Sinto-me orgulhoso em poder contribuir, ainda que singelamente, com o debate em torno das eleições deste ano aqui em Roraima. Acredito que cada cidadão dever dar a sua parcela de contribuição, dentro do seu campo de atuação, para ajudar a aperfeiçoar a sociedade em que está inserido. Aos amigos do TRE, obrigado pelo convite e pela confiança.

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.

Tecnologia do Blogger.