Dança das cadeiras no governo se concretiza nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira a governadora Suely empossa os novos integrantes do seu governo. É a concretização da dança das cadeiras
Como antecipado aqui neste espaço há alguns dias, nesta sexta-feira (6) a governadora Suely Campos (PP) dará posse aos novos integrantes do primeiro e segundo escalões da sua administração. A jornalista Cida Lacerda vai ser empossada como secretária de Comunicação no lugar de Ivo Galindo, que vai para a presidência da Rádio Difusora Roraima.

Além da mudança na comunicação, Suely mexerá em outros quatro cargos do seu secretariado. A solenidade de posse dos novos integrantes do governo será realizada no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, às 15 horas.

O comando-geral da Polícia Militar, por exemplo, será entregue ao coronel Dagoberto da Silva Gonçalves. Depois de três semanas da exoneração de Juscelino Pereira da direção do Detran, quem vai assumir o cargo é Luiz Eduardo Silva de Castilho, que estava no cargo de secretário-adjunto da Segurança Pública. E, na Sesp, o delegado Maique Evelin Longo Pereira, assume como secretário-adjunto na vaga deixada por Luiz Castilho.

Conforme os esclarecimentos do governo, essas mudanças fazem parte de ajustes de rotina para otimizar a administração pública. O objetivo seria a melhoria da prestação dos serviços à população. No entanto, pelos bastidores correm informações que essa mudança tem o DNA de Neudo Campos que escolheu ele os nomes que passam a integrar (ou continuam) o governo.

A ida de Ivo Galindo para a Rádio Roraima e a escolha de Cida Lacerda para seu lugar na Comunicação, por exemplo, têm o DNA político de Neudo Campos. Se dependesse de Suely era possível que Galindo não permanecesse no governo, mas Neudo vê nele um seguidor fiel, que esteve do lado do grupo nos momentos mais difíceis e por isso o segurou no governo. Cida Lacerda também foi escolha pessoal de Neudo.

As especulações agora é se virão ou não mais mudanças por aí no governo. Caso a aproximação dos deputados do G14 com o governo se acentuar, é possível que haja, sim, mais mudanças, porque os deputados não vendem barato seu apoio. E a barganha sempre passa pela distribuição de cargos. E, como se sabe, essa aproximação com o “grupão” é comandada por Neudo que é negociador político tarimbado e sabe como seduzir os adversários e convencê-los a aderir ao governo.

Agora é aguardar para vermos os próximos lances desse jogo de xadrez político.

Leia mais sobre política no Blog do Luiz Valério

Nenhum comentário

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.

Tecnologia do Blogger.