728x90 AdSpace

Breaking

[recent][ticker2]
quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Fique atento!

Dia dois de outubro tem eleição. Vamos escolher prefeitos e vereadores. Fiquemos atentos às propostas dos candidatos, se são exequíveis ou não. Façamos como Patativa do Assaré no poema intitulado Eu quero. Nele, o bravo sertanejo traduz os desejos e a desconfiança do eleitor.
"Quero um chefe brasileiro/ Fiel, firme e justiceiro/ Capaz de nos proteger,/ Que do campo até a rua/ O povo todo possua/ O direito de viver.
Quero paz e liberdade,/ Sossego e fraternidade/ Na nossa pátria natal/ Desde a idade ao deserto,/ Quero o operário liberto/ Da exploração patronal.
Quero ver do Sul ao Norte/ O nosso caboclo forte/ Trocar a casa de palha/ Por confortável guarida,/ Quero a terra dividida/ Pra quem nela trabalha.
Eu quero o agregado isento/ Do terrível sofrimento/ Do maldito cativeiro,/ Quero ver o meu país/ Rico, ditoso e feliz,/ Livre do julgo estrangeiro.
A bem do nosso progresso,/ Quero o apoio do Congresso/ Sobre uma reforma agrária/ Que venha por sua vez/ Libertar o camponês/ Da situação precária.
Finalmente, meus senhores,/ Quero ouvir entre os primores/ Debaixo do sol anil,/ As mais sonoras notas/ Dos cantos dos patriotas/ Cantando a paz do Brasil.”

Patativa do Assaré
Fique atento! Reviewed by Lucion Oliveira on agosto 24, 2016 Rating: 5 Dia dois de outubro tem eleição. Vamos escolher prefeitos e vereadores. Fiquemos atentos às propostas dos candidatos, se são exequíveis o...

Reações:

[patativa do assaré][carousel1]

Nenhum comentário:

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.